Mais de 300 adolescentes são beneficiados com ação “Te liga jovem”

63

O engajamento dos jovens a partir de 16 anos no processo eleitoral foi o foco da ação desenvolvida pelo TRE-PA em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv) na manhã desta quarta-feira, (27), na praça da juventude.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. Este ano os candidatos eleitos irão ocupar os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Estadual e Governador.  

A ação realizada pela Sejuv, intitulada como “Te liga jovem” mobilizou mais de 300 jovens, que aproveitaram o momento para fazer o cadastro eleitoral e garantir o título de eleitor para votar nas Eleições Gerais deste ano.

O procedimento para a retirada do título eleitoral é feito 100% online de forma rápida, fácil e gratuita. O documento é o passaporte necessário para participar da maior festa da democracia: as eleições.

Mais do que votar para eleger candidatas e candidatos, cada eleição é uma oportunidade única de exercer a cidadania e de ajudar a fortalecer a democracia brasileira, afinal, é por meio dela que o poder do povo se manifesta.

“Estou aqui na Praça da Juventude pra tirar meu título de eleitor e também já estou aprendendo a fazer o processo da urna eletrônica e como devo utilizá-la no dia da votação, só tenho a agradecer pela oportunidade”, finaliza a estudante Maithê Silva.

“Essa ação é de grande importância, por trazer inúmeros benefícios para os jovens, além de trazer a emissão de título tá trazendo a consciência da importância do voto, assim como a importância da democracia”, comenta a chefe de cartório da zona 075, Lorena Carla.

“Estamos aqui na Praça da Juventude em mais um grande projeto, no qual a Prefeitura soma forças conscientizando a juventude sobre a importância do voto e principalmente levando a juventude para conhecer a urna eleitoral e como votar. Então é um projeto muito importante para nossa juventude e principalmente pra nossa cidade e pro nosso país”, destaca o Secretário de Juventude, Yuri Sobieski. 

Texto: Nívea Lima/ Ascom Pmp

Informações complementares, fonte: Site TSEFacebookTwitterLinkedin Post Views: 19

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.