Com tecnologia e estratégias, Estado começa nova fase do combate à criminalidade na Região do Xingu

69

A segunda fase do Projeto “Segurança Por Todo o Pará” será iniciada nesta sexta-feira (18), em reunião no município de Altamira, sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp/Xingu). Esta etapa inclui a apresentação do plano tático operacional, elaborado após mapeamento de cada área, e que será executado por meio de ações integradas pelos órgãos de segurança pública, visando à redução da criminalidade com ênfase na diminuição dos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

O projeto integra as estratégias desenvolvidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para enfrentar a criminalidade, que incluem descentralizar a gestão, fomentar e executar ações de combate a todo tipo de crime, sempre investindo em tecnologia.‘Segurança Por Todo o Pará’ amplia as ações de segurança de acordo com as especificidades de cada regiãoFoto: DivulgaçãoAltamira, o maior município em extensão territorial do Brasil, recebeu a primeira fase do projeto e a instalação do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cisped-Xingu) constituído por representantes locais do sistema de segurança, em novembro de 2021. A segunda etapa começará após o trabalho de apurações e mapeamento de cada área da região.Secretário Ualame MachadoFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“Nós fomos à região do Xingu e levamos a primeira fase do Projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’, onde tivemos a oportunidade de reunir com todos os órgãos de segurança pública do Estado para alinhar as ações, fomentar algumas ideias que deram certo na Região Metropolitana de Belém e ouvir quem trabalha e conhece a realidade local e as especificidades da região. A partir desse encontro, o Comitê Integrado realizou o mapeamento e as análises necessárias para ações. É importante considerar que nós não levamos como deve ser feito. As ações foram construídas de forma coletiva com quem vive as problemáticas diariamente. Portanto, agora vamos retornar e avaliar o plano operacional, para que seja colocado em prática”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Investimentos – A Segup assinou o contrato para aquisição de 16 novas câmeras de reconhecimento facial e de placas veiculares – utilizadas mundialmente – para o município de Altamira. Trata-se do sistema IRIS (Integração de Registros para Identificação de Suspeitos), que por meio de câmeras de videomonitoramento faz a leitura e análise da identificação facial e de veículos automotores, as quais já estão presentes em diversos municípios do Pará e têm contribuído com o trabalho das forças de segurança pública no enfrentamento à violência em todo o Estado.O Sistema de Segurança Pública leva à região equipamentos de combate à criminalidade e estratégias conjuntas de açãoFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“Com as novas aquisições de equipamentos que possibilitam essa investigação, através do monitoramento de nossas câmeras com reconhecimento facial e de placas estamos intensificando o trabalho realizado pelos órgãos de segurança. Sem dúvida já obtivemos resultados satisfatórios, inclusive surpreendentes em alguns casos, a exemplo do próprio número de prisões que estamos fazendo com a ampliação do sistema de câmera e as inteligências artificiais que colocamos nelas. A ideia é que em Altamira possamos obter resultados ainda melhores e mais positivos, após a instalação das câmeras de inteligência artificial”, enfatizou o titular da Segup.

A região do Xingu também contará a reconstrução do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM), localizado em Altamira, que teve a Ordem de Serviço autorizada em dezembro de 2021, pelo governador Helder Barbalho, com o objetivo de aperfeiçoar, cada vez mais, o espaço para a tropa e o atendimento à população. A unidade é responsável pelo atendimento nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.Por Roberta Meireles (SEGUP)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.