Em clima de comemoração pelos 10 anos de criação do Grand Prix de Judô de Parauapebas, 250 judocas do Tocantins, Amapá, Pará e Maranhão se reuniram no último sábado, 2, no ginásio Islander Sousa. A competição marca também o retorno do evento, suspenso em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
Promovido pela Associação Esportiva e Paradesportiva do Pará (Aepa), o evento recebeu o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel), Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e Saúde (Semsa).
A disputa foi acirrada e Parauapebas foi muito bem representada pelas instituições Aepa e o Instituto Samurai Zen, que levaram 51 e 13 medalhas respectivamente.
As duas instituições são Organizações da Sociedade Civil (OSC) do segmento esportivo e foram contempladas com o termo de fomento disponibilizado pela Prefeitura de Parauapebas no segundo semestre deste ano.
Oito categorias disputarem o pódio: Sub 13 (11 a 12 anos), Paralímpico (atletas alto rendimento), Sub 15 (13 a 14 anos), Sub 18 (15 a 17 anos), Sub 21 (18 a 20 anos), Sênior (acima de 21 anos), Master (a partir de 30 anos) e a categoria Festival Mirim em que atletas de 4 a 9 anos, independentemente de ter tido vitória ou não, todos receberam medalhas de ouro como um incentivo oferecido pelos organizadores da competição.
O Grand Prix deste ano contou com a equipe de arbitragem da Federação Paraense de Judô (FPAJU).
Homenagens
O Grand Prix é um dos projetos que a Aepa leva adiante há 10 anos. E para marcar sua primeira década, uma solenidade de abertura foi realizada com a presença de vários convidados, e uma medalha de Honra ao Mérito Judoísta Antônio Cordeiro foi entregue para alguns homenageados.
Entre os nomes da lista de homenageados estava o atleta da Seleção Brasileira Paralímpica de Judô, Thiego Marques; o titular da Secretara Especial de Governo, Keniston Braga; o médico Adilson Santana; o ex – presidente da Federação Paraense de Judô, Eduardo Pinho, e o professor da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Fernando Pereira de Jesus.
Outros convidados que também marcaram presença foram: o secretário municipal de Esporte, Leandro Gambeta; o vereador Francisco Eloécio, que também é o atual presidente da comissão de Desporto na Câmara Municipal de Parauapebas; o presidente da comissão de Atletas de Judô da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Hályson Boto; o presidente da Federação Paraense de Desportos Visuais (FPDV), Thiago Ferreira, e o secretário geral da CBDV, Helder Maciel Araújo.
Neste ano, a organização do evento premiou também as delegações com os maiores resultados no quadro geral de medalhas:
1º lugar – Aepa (51 medalhas)
2º lugar – Amam (19 medalhas)
3º lugar – Paragominas (11 medalhas)
4º lugar – IFPA (9 medalhas)
5º lugar – Itakira (7 medalhas)
Outros destaques:
- Os títulos Maior Delegação Geral (maior número de inscritos) e Maior Delegação do Interior do Pará ficaram para a Aepa;
- Maior Delegação Máster (maior número de inscritos de atletas na categoria Master acima de 30 anos) foi para a Amam.
Texto: Cleidi Rodrigues/Comunicação Semel
Com informações da Aepa
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP