Parauapebas recebe a Etapa Carajás dos Jogos Estudantis Paraenses

21

Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e definir quem vai representar o estado nos torneios escolares nacionais são alguns dos princípios que norteiam os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). De 17 a 19 de junho, o município de Parauapebas recebe a Etapa Carajás desta tradicional competição escolar que, neste ano de 2022, chega à sua 64ª edição.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), direcionado para estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos (categoria A) e 15 a 17 anos (categoria B).

Foto: Rai Pontes / Ascom SeducA cerimônia de abertura desta fase dos JEPs, realizada na noite da última sexta-feira (17), foi em clima de muita cumplicidade, simbolismo e respeito entre as delegações. Nesta fase, mais de 500 alunos de Curionópolis, Itupiranga, Marabá, Pacajá e da cidade-sede, Parauapebas, se enfrentam nas modalidades futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, vôlei de praia e basquetebol.

A gestora da 21ª Unidade Regional de Educação (URE), Katiuscia Coelho, disse que é com muita alegria que a cidade de Parauapebas recebe mais esta fase dos JEPs 2022. “Estamos felizes pelas delegações em nosso município, deixando bem claro que a Prefeitura Municipal sempre abraçou esses projetos, além de somar esforços com a Seduc em diversas ações. É muito bom a gente sentir a alegria e a força de vontade desses meninos e meninas, depois de dois anos pandêmicos. Vê-los participando com toda força, garra e determinação é maravilhoso”, afirmou.

Quem estava ansiosa para o início das competições era a estudante-atleta do voleibol, Mikaely da Silva. Ela veio de Marabá e conta que a expectativa é vencer, passar em todas as fases e alcançar a grande vitória regional. “ O treinamento foi bom, no começo foi meio complicado, mas depois deu tudo certo. Nas eliminatórias municipais, vencemos por três vezes consecutivas e, agora, estamos aqui neste grande torneio já que esperávamos por muito tempo. Acho os JEPs muito importantes porque é uma grande oportunidade e estar aqui é um sonho para muitos alunos”, conta.

Incentivo

Foto: Rai Pontes / Ascom SeducA secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o esporte é um elemento fundamental na transformação e mudança na realidade de muitas pessoas.

“Estes jogos representam um momento de integração entre a comunidade escolar de cinco municípios, além de ser um incentivo ao esporte educacional. Desta competição, sairão atletas que vão representar o estado do Pará em muitas competições nacionais. Reitero o compromisso do Governo do Estado, por meio da Seduc, de seguir investindo para fazer com que o esporte continue sendo esse elemento de inclusão e transformação social.

Foto: Rai Pontes / Ascom SeducJá para o professor de educação física e um dos coordenadores da delegação de Parauapebas, Silvio Bicho, “é fundamental que se tenha o investimento e o incentivo às práticas esportivas. Acredito que o poder público precisa cada vez mais estar incentivando e apostando em nossas crianças e adolescentes através do esport eporque dentro da quadra, do campo, ele nos iguala de todas as formas, seja em nível social, cor, raça, em tudo. Portanto, garantir isso é a missão de todos nós para que, desde já, nossos alunos tenham uma boa qualidade de vida e sejam cidadãos fortes para a sociedade”, frisou.

PROGRAMAÇÃO 

Futsal – Ginásio Poliesportivo Islander Souza 

18/06 – 8h às 16h30

19/06 – 8h às 12h10

Handebol – Escola Municipal Chico Mendes

18/06 – 8h às 17h00

19/06 – 8h às 11h00

Basquetebol – Escola Municipal Cecília Meireles 

18/06 – 8h00 às 16h00

19/06 – 8h00 às 9h00

Voleibol – Escola Municipal Dorothy Stang 

18/06 – 14h00 às 19h00

19/06 – 10h00 às 12h00

Futebol de Campo – Complexo Esportivo Rio Verde

18/06 – 8h00 às 9h00 e 15h00 às 16h00

19/06 – 8h00 às 9h00

Vôlei de Areia – Complexo Esportivo Rio Verde

18/06 – 8h00 às 10h30

19/06 – 8h00 às 8h30Por Vinícius Leal (SEDUC)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.