Psicologia é importante aliada na recuperação de pacientes no Hospital Regional de Marabá

152

Há 38 dias, Jucelene Costa, de 37 anos, está internada no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, para se recuperar de um acidente de trânsito. 

Durante esse longo período, além do atendimento clínico, voltado para cura dos ferimentos e lesões físicas, outro fator vem ganhando destaque na assistência prestada: o apoio psicológico, que se mostrou fundamental para a sua recuperação. 

Juscilene Costa em atendimento psicológico no HRSP.Foto: Divulgação

“Sofri um grave acidente de trânsito, cheguei desacordada e fui direto para UTI. Acordei três dias depois, sem saber onde estava. Uma das primeiras pessoas que conversou comigo foi a psicóloga do Hospital Regional, que me ajudou a entender tudo que tinha acontecido”, explica. 

Juscilene conta que, durante seu período de internação, já realizou alguns procedimentos cirúrgicos, que ocasionaram medo e incertezas, e o acompanhamento psicológico que recebe diariamente está ajudando a superar os desafios. 

“Nos primeiros dias eu não conseguia dormir direito, tinha medo e muita ansiedade. Além disso, ficamos muito tempo sem ver os familiares, o que nos deixa abalados. A conversa diária que tenho com a psicóloga melhorou minha autoestima, fiquei mais calma, esperançosa e confiante. Se Deus quiser, logo estarei em casa”, conta a paciente. 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará utiliza a psicologia como aliada na recuperação dos pacientes internados, oferecendo, por meio do setor psicossocial, acolhimento e amparo afetivo para os enfermos e seus familiares. 

De acordo com a psicóloga Carolina Santos, o serviço especializado auxilia na adesão de tratamentos, no processo de cuidados paliativos, preparação psicológica para cirurgias e alta hospitalar, além de oferecer suporte emocional, com escutas promovidas regularmente nos 115 leitos da instituição. 

Em 2021, o HRSP realizou mais de 50 mil atendimentos psicológicos.Foto: Divulgação”Com o atendimento psicoterapêutico, estimulamos que o paciente desenvolva uma melhor compreensão da sua enfermidade, controle da ansiedade e adquira qualidade de vida. Os familiares são peça importante nesse processo, por isso também são atendidos e orientados sobre como lidar com esse momento”, destaca a especialista. 

Segundo Valdejane Barros, assistente social e coordenadora do setor psicossocial do HRSP, em 2021 foram realizados 54 mil atendimentos psicológicos na unidade, dado expressivo que traduz a preocupação da instituição em oferecer um atendimento humanizado. 

“As ações psicossociais contribuem para amenizar angústias e outras reações emocionais frente à doença, hospitalização e tratamento. Desde o início da pandemia, desenvolvemos iniciativas que estão contribuindo com a saúde mental dos pacientes, como visitas online, prontuários afetivos, boletins médicos virtuais, dentre outros” ressalta a coordenadora. 

Serviço: O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ederson Oliveira/Ascom HRSPPor Luana Laboissiere (SECOM)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.