Semas divulga previsão do tempo para a virada de ano no Pará

186

De acordo com o boletim de previsão das condições do tempo, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a sexta-feira (31) e o sábado (1º de janeiro) serão de forte instabilidade atmosférica nas regiões Sudeste e Sudoeste associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que contribuem para a presença de nuvens de tempestade, de tempo encoberto a nublado, com chuvas a qualquer momento do dia.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas também faz a previsão para as regiões Nordeste, Baixo Amazonas, Calha Norte e Região Metropolitana de Belém, apontando a tendência de céu com nebulosidade variável, no decorrer do dia, e previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser acompanhada de trovoadas isoladas entre o período da tarde e início noite. Enquanto no Marajó, observa-se condições favoráveis de tempo instável, deixando o céu com muitas nuvens e elevado potencial a ocorrência de chuva fraca a moderada, com trovoadas.

Foto: Alex Ribeiro – Ag. ParáNo último dia de 2021 no Pará, sexta-feira (31), a Região Nordeste terá uma manhã de céu parcialmente nublado a nublado. Nos períodos da tarde e noite, tempo nublado com momentos encobertos. Previsão de chuva fraca a moderada entre os períodos da tarde e início da noite, no município de Bragança.

Na Região Metropolitana de Belém, manhã de nebulosidade variável. Tarde de céu variando entre parcialmente nublado e encoberto, com previsão de chuva. Noite de tempo nublado com possibilidade de chuva isolada na capital paraense e no município de Ananindeua. 

A porção sul das regiões Sudeste e Sudoeste exibe tendência de tempo encoberto a nublado, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia. Para a porção centro-norte, tempo variando de parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva em áreas isoladas entre os períodos da tarde e noite.

Foto: DivulgaçãoPara a região do Baixo Amazonas e Calha Norte está previsto manhã de tempo parcialmente nublado passando a nublado nos períodos da tarde e noite. Previsão de chuva em áreas isoladas no fim da tarde inicio da noite, no município de Santarém.

Previsão de condições de tempo instável para a região do Marajó, com tempo variando entre parcialmente nublado a encoberto ao longo do dia e noite. Possibilidade de chuva entre o período da tarde e início da noite  no município de Ponta de Pedras.

Ano Novo – O primeiro dia de 2022 apresentará, no Nordeste paraense, predomínio de tempo nublado ao longo do dia, com condições favoráveis à ocorrência de chuva em áreas isoladas principalmente no período da tarde.

A Região Metropolitana de Belém terá condições de tempo instável, deixando o dia entre céu nublado e encoberto durante grande parte do dia. Previsão de chuva fraca a moderada entre o período da tarde e início da noite.

Nas regiões Sudeste e Sudoeste: porção centro-norte de tempo instável, com predomínio de céu encoberto a nublado e previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia. 

Manhã de céu parcialmente nublado a nublado, na Região do Baixo Amazonas e Calha Norte, com aumento da nebulosidade no decorrer da tarde e noite. Condições favoráveis à ocorrência de chuva com trovoadas em áreas isoladas do Baixo Amazonas.

Região do Marajó: manhã de céu nublado a parcialmente nublado. Nos turnos da tarde e noite há tendência de tempo nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada em áreas isoladas. 

Tábua das marés

No último dia deste ano, sexta-feira (31), as marés cheias nas praias oceânicas do município de Salinópolis, nordeste do Pará, apontam preamar às 5h06, com 4,6 metros (m) de altura e às 17h24, com maré de 5m. Nas praias de água doce da Vila do Conde, no município de Barcarena, no Baixo Tocantins, a marés altas ocorrerão às 9h40, com 2,8m de altura e às 21h46, com alcance de 3,2m.

O primeiro dia de janeiro, em 2022, sábado, nas praias de águas salgadas de Salinas ocorrerão pontos máximos de altura das marés às 6h08, com 4,8m; e às 18h23, atingindo 5,1m. Na Vila do Conde, em Barcarena, a altura máxima das marés serão de 2,8m, às 10h38; e 3,2m, às 22h42.Por Bruna Brabo (SEMAS)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.