Semtur prepara guias para acompanhar observadores de aves

95

Com um olhar para o futuro próximo e para aproveitar a aptidão, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur), promove mais um curso de capacitação na área do turismo, o de Observação de Aves, que movimenta milhões de reais, anualmente, no Brasil. A aula inaugural para 30 alunos foi realizada nesta segunda-feira, 18, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no bairro Cidade Nova. 

“É uma experiência maravilhosa estar aqui aproveitando este curso para adquirir novos aprendizados e investir na área”, declarou a aluna Kátia Alves.

A atividade é mais uma promissora alternativa que fortalece o turismo como gerador de emprego e renda. Além do receptivo, de experiência e de aventura, o município se prepara para atrair observadores de aves, que rodam o mundo em busca do registro perfeito, de espécies únicas que podem ser encontradas aqui na Amazônia, na Floresta Nacional de Carajás. 

“Parauapebas é um polo neste segmento pela diversidade das espécies amazônicas. Então, a gente vai formar esse condutor para que ele consiga encontrar as espécies e identificar uma ave em campo, por meio de características morfológicas e do som”, explicou Danielson Aleixo, biólogo e um dos instrutores do curso. 

“Chamou a minha atenção para fazer esse curso de observação de aves porque ele vem complementar os que já tenho na área. Já que o governo está investindo, a gente tem que aproveitar a oportunidade para se qualificar”, afirmou convicto o aluno Antônio Cardoso. 

No início deste mês, a Semtur formou guias que concluíram o curso de Trilhas e Caminhadas. A capacitação em Observação de Aves dá continuidade à qualificação de pessoas que adquirem conhecimento e pretendem investir em atividades turísticas.

Texto: Anne Costa

Fotos: Orion Lima 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.