Santa Casa realiza primeira cirurgia no fígado por vídeo pelo SUS no Pará

161

Pela primeira vez na história do Pará, um paciente será operado do fígado com a tecnologia de vídeo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia de hepatectomia videolaparoscópica aconteceu no início deste mês, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém, e foi realizada pela equipe especializada em fígado da Instituição.

Em comparação ao procedimento convencional, no qual se faz uma longa incisão abdominal, a hepatectomia videolaparoscópica se utiliza de instrumentos específicos e multiprofissionais treinados para, por meio de pequenos cortes e uma microcâmera, oferecer mais controle do perigo de infecção subsequente, acelerar a recuperação do paciente e antecipar a alta em até metade do tempo, inclusive com chance de dispensa da internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no pós-imediato.   

“A realização dessas cirurgias complexas de fígado ,por um método minimamente invasivo, aproxima a Santa Casa dos grandes centros de referência e nos coloca na vanguarda da assistência a essas patologias. Mesmo no setor privado, são poucos os locais que dispõem desse tipo de abordagem”, aponta o responsável geral pelos serviços de fígado da Santa Casa, o médico Rafael Garcia. O médico complementa: “O método apresenta resultados com menos complicações e permite recuperação mais rápida do paciente”, diz.  

Cirurgião do aparelho digestivo, Garcia é presidente do Capítulo Paraense do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestivo (CBCD), membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar (CBHPB), membro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association  (IHPBA), membro da International Liver Transplation Society (ILTS), membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e supervisor da Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo da Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.