Concurso IBGE/Censo 2021: veja tira-dúvidas sobre as mais de 180 mil vagas para recenseador

191

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira (23) as inscrições do processo seletivo para quase 182 mil recenseadores para o Censo 2021.

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores com o uso de dispositivos portáteis.

O trabalho é temporário – o contrato de trabalho terá duração de 3 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades do IBGE. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.

O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.

O IBGE recomenda que os recenseadores se inscrevam para trabalhar em áreas próximas de onde moram para não haver despesas de transporte e facilitar a coleta de dados em locais que tenham maior familiaridade.

Veja abaixo o tira-dúvidas sobre o concurso:

Quais as atividades do recenseador?

O recenseador deve coletar, presencialmente e por telefone, as informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo estabelecido para comparecer ao posto de coleta, conforme determinação do agente censitário municipal ou do agente censitário supervisor.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cebraspe – clique aqui para acessar

Qual o prazo de inscrição?

De 23/02/2021 às 10h até 19/03/2021 às 23:59.

Quanto custa a inscrição?

A taxa de inscrição é de R$ 25,77.

Onde serão as vagas?

Há vagas distribuídas para praticamente todos os municípios do país.

Qual a remuneração do recenseador?

A remuneração é variável e não há um piso nem um teto de quanto ele poderá receber. Eles serão remunerados pela produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Ou seja, quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas faz, mais ele recebe.

No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. Essa ferramenta será lançada nesta terça.

Quando e como serão as provas objetivas?

As provas serão presenciais, em 25 de abril, em todos os municípios onde houver vagas.

As provas terão:

  • 4 horas de duração, aplicada no turno da tarde
  • 10 questões de Língua Portuguesa
  • 10 questões de Matemática
  • 5 questões sobre Ética no Serviço Público
  • 25 questões de Conhecimentos Técnicos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.