O Pará encerrou 2022 com mais de 3.400 veículos recuperados após crimes de furtos ou roubos. Em relação a 2021, somando carros, motos e triciclos, o aumento chegou a 206%. Os dados foram levantados pela Polícia Civil, por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), do Sistrânsito e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
Somente entre motos e triciclos, foram 2537 veículos recuperados, além de 896 carros. Em 2021, a polícia recuperou 1275 motos e triciclos e 385 carros. Quando recuperados após furto ou roubo, esses veículos passam pelo sistema de registros da Polícia Civil do Pará.
“A liberação destes veículos para o retorno à circulação normal passa Polícia Civil, sejam eles recuperados pelas nossas equipes, por policiais militares ou outras forças de fiscalização”, explica o delegado Juliano Correa, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.
Segundo Juliano Correa, o resultado também é importante por ter reflexos no bem-estar da sociedade. “Com veículo recuperado, conseguimos restituir à vítima aquele bem. Esse é um dos nossos objetivos com a investigação criminal, e a sociedade pode contribuir efetivamente com esse trabalho, fazendo o registro da ocorrência sobre qualquer bem patrimonial que lhe fora subtraído ou passando informações sobre outros casos, pelos serviços de disque-denúncia”, complementa.Os números mostram a eficiência do trabalho da Polícia Civil do ParáFoto: Talison Lima / Ascom PC
Atenção a outros crimes – Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende acrescenta que a instituição tem papel fundamental nesse resultado, atuando “desde os primeiros momentos, com o registro do crime, na recuperação, devolução e liberação do veículo. Além disso, estamos sempre com diligências para investigar possíveis desdobramentos desses furtos e roubos na prática de outros crimes, identificando e prendendo as pessoas envolvidas, o que contribui para reduzir esses delitos”.
Walter Resende frisa ainda que os investimentos públicos estaduais na área de segurança pública vêm contribuindo para a eficiência dos trabalhos da Polícia Civil. “São novas tecnologias e diferentes sistemas de monitoramento que têm auxiliado nosso trabalho e o bem-estar da população em todo o Estado”, destaca o delegado-geral.