Alepa empossa 41 deputados eleitos nesta quarta-feira

Os 41 deputados eleitos democraticamente para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) tomarão posse nesta quarta-feira (01.02) em cerimônia que será realizada, a partir das 9h, no Palácio da Cabanagem.

A eleição de 2022 permitiu uma renovação significativa na casa legislativa. O partido que mais elegeu parlamentares foi o MDB, com 13 deputados estaduais; seguido do PT, com quatro; PSDB, PP e PL, com três; e os demais partidos, PTB, PDT, PSD, PSC, PSB, Podemos, Republicanos, Cidadania, União Brasil e PSOL, com dois ou apenas um representante.

O deputado Chamonzinho (MDB) foi o grande vencedor dessa disputa. Ele foi eleito com 109.287 votos, seguido de Iran Lima (MDB) com 92.710 votos, Cilene Couto (PSDB) com 91.611 e Chicão (MDB) com 91.542 votos. O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupará 4 cadeiras no Plenário Newton Miranda.Já o PSDB, PP e PL irão ocupar, cada um, três cadeiras no Parlamento Estadual Paraense. O restante das cadeiras ficou para os deputados eleitos pelo Republicanos, PSD, PSC, Podemos e PDT com duas vagas para cada partido. União Brasil, PTB, PSOL, PSB e Cidadania ficaram com uma cadeira para cada representação partidária.Dentre os deputados eleitos está o deputado Martinho Carmona (MDB) que vai exercer suas funções na ALEPA pelo oitavo mandato consecutivo. Durante sua carreira parlamentar, ele já assumiu a presidência na ALEPA (1999 a 2003) bem como criou mais de 100 leis.Ele se orgulha de ter beneficiado os paraenses com essas leis: Lei 8.288/2015 que isenta o pagamento do ICMS nas contas de luz dos templos religiosos e a lei que isenta idosos do pagamento de taxa para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As mulheres também se destacaram na Alepa. Uma delas é a deputada Ana Cunha (PSDB), que foi eleita em 2022 para o sexto mandato. A parlamentar é autora da Lei 7294/2009, que determina que a pessoa com deficiência tem prioridade para se matricular próximo de sua residência.

Os novos deputados e deputadas poderão se inspirar nesses parlamentares para atender às reivindicações do povo paraense. A Casa do Povo está toda reformada e com novo regimento para receber seus novos e antigos deputados que farão Leis para desenvolver o Estado durante a 61ª legislatura.

Comments (0)
Add Comment