O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu nesta quinta-feira (26) o primeiro encontro com os secretários de Segurança Pública de todo o País. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, participou da reunião, que teve como tema “Unido Forças Com os Estados e o Distrito Federal”.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à frente dos gestores que se reuniram em BrasíliaFoto: DivulgaçãoO encontro, realizado no Palácio da Justiça, foi aberto pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, seguido pelo pronunciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ambos enfatizaram a importância do diálogo com os Estados e o DF no âmbito da Segurança Pública.
Houve apresentação do Fundo Nacional de Segurança Pública, destinado a apoiar projetos de segurança e prevenção à violência. A desburocratização do repasse e sua execução foram temas debatidos pelos presentes, assim como o cenário atual da segurança na Federação.
Outro tema abordado foi a retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O programa destina-se a ações de prevenção e controle da criminalidade, com atuações nas raízes socioculturais, aliando políticas sociais com a integração entre União, estados e municípios.
Reunião em Brasília com o ministro Flávio Dino e os titulares da segurança pública nos estados e Distrito FederalFoto: DivulgaçãoMeio ambiente – Durante o encontro, Ualame Machado abordou a continuação dos apoios nas operações “Guardiões do Bioma”, voltada à preservação do meio ambiente, compensações aos estados e repasse do Fundo de Segurança.
O titular da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) falou ainda sobre o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), já transformado em política pública de Estado. Ualame Machado defendeu que o TerPaz é um programa que pode contar com o apoio do Pronasci.
Os secretários também receberam informações sobre capacitação de profissionais de segurança pública e atuação da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
Texto: André Macedo – Ascom/Segup