A vicinal, que fica no trecho de ligação da rodovia BR-222, no Pará, a São Pedro da Água Branca, no estado do Maranhão, foi entregue em outubro de 2020, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes (Setran), com seis meses de antecedência do prazo previsto. O asfaltamento foi de 8,5 quilômetros e contou com um investimento de mais de R$ 11 milhões. Além do asfalto, a rodovia recebeu sistema de drenagem de águas pluviais, base, sub-base, terraplanagem, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.
Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁAs obras foram realizadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Abel Figueiredo. “A construção e pavimentação da vicinal Carne de Sol representam muito para quem vive naquela região limítrofe do Pará com o Maranhão, que desde então, contam com uma estrada asfaltada, sinalizada que oferece além de melhor logística para quem tem negócios entre os dois estados, mas sobretudo segurança e conforto para todos que utilizam a estrada para acessar o nordeste do Brasil por esta rota”, disse Adler Silveira, da Setran.
Desenvolvimento
A vicinal melhorou também a logística dos empreendimentos do pecuarista e comerciante Ronys Ferreira porque a maioria dos produtos agropecuários vendidos no seu negócio vem do Maranhão e desde que a Carne de Sol foi entregue, a quantidade de viagens para o outro estado aumentou e o custo diminuiu. “Antes do asfalto, era uma dor de cabeça, caminhão atolava, quebrava, tinha um transtorno muito grande. Agora se for preciso ir duas a três vezes ao Maranhão, a gente consegue ir. É um sonho que se tornou realidade!”, comemora Ronys.
Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁ
A rodovia tem garantido o progresso do município de Abel Figueiredo, mais qualidade de vida e desenvolvimento naquela região. A cidade se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e alto crescimento econômico, na principal fonte de renda, que é a pecuária. O município de Abel Figueiredo fica localizado cerca de 90 quilômetros de Marabá, e é uma rota estratégica para logística de transportes e escoamento, principalmente, de madeira e gado produzido na região.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáPara quem está na estrada diariamente como o caminhoneiro Jadson Araújo, que trabalha para uma fábrica de colchões, tem agora a segurança como garantia no percurso. “Aqui era horrível, já sofri muito nessa estrada. Pra mim, melhorou praticamente 100%, a viagem é menos cansativa e você fica menos preocupado”, afirma o caminhoneiro.Por Tylla Lima (SECOM)