Semas informa que feriado de Carnaval terá céu nublado e possibilidade de chuva

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), informa que o feriado prolongado do Carnaval terá tendência de céu com nebulosidade variável ao longo do dia e condições favoráveis à ocorrência de chuvas leve a moderada, especialmente na porção norte do Estado, favorecida pela atuação de pulsos da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na Região Metropolitana de Belém o final de semana será de tempo instável, com predomínio de tempo nublado e condições favoráveis à ocorrência de chuva isolada.

Para o sábado (26) é esperado céu com nebulosidade variável no decorrer do dia e previsão de chuva em áreas isoladas no fim da tarde e início da noite. Para a manhã de domingo (27) a tendência é de céu parcialmente nublado com aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Há previsão de chuvas com intensidade fraca, e temperatura do ar com máximas de 34°C e mínimas de 24°C.A chuva vai estar presente no feriado prolongado em todas as regiões do ParáFoto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Já para segunda e terça-feira, feriado de Carnaval, o Núcleo indica permanência de tempo instável, variando entre nublado a parcialmente nublado com eventos de chuva, podendo ser acompanhado de trovoadas isoladas entre os períodos da tarde e noite. A temperatura do ar deve registrar máximas de 33°/34°C e mínima de 24°C.

Nordeste – A região Nordeste contempla os municípios mais procurados em feriados prolongados, como Salinópolis (que tem a Praia do Atalaia) e Bragança (Praia de Ajuruteua), e tem previsão de céu com muitas nuvens e chuvas leves a moderadas em áreas isoladas, ocasionadas pela presença de instabilidades associadas a ZCIT.

No sábado, a tendência é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada, enquanto o domingo será de sol entre nuvens pela manhã, passando para nublado a encoberto nos períodos da tarde e noite, condições favoráveis à ocorrência de chuvas leves. A temperatura do ar deve registrar máxima de 33°C e mínima de 24°C em Salinópolis.

Para os dias 28 de fevereiro e 1º de março, a tendência é de tempo instável, com manhã de sol entre nuvens, e tarde e noite com céu com muitas nuvens, acompanhado de momentos com chuvas fracas a moderadas. Temperatura do ar com máximas de 31°C a 32ºC e mínima de 24°C, em Bragança.

Marajó – “Para quem gosta de tranquilidade e escolheu o Arquipélago do Marajó, as condições de tempo devem ser similares às do Nordeste. No fim de semana (26 e 27) haverá predominância de tempo nublado, com momentos de céu encoberto. Há previsão de eventos de chuva leve a moderada entre os turnos da tarde e noite, principalmente na faixa litorânea no Marajó. A temperatura do ar terá máximas entre 33°C e 31°C, e mínima de 25°C, em Soure”, informou Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia.

A segunda-feira terá manhã de céu parcialmente nublado a nublado, passando a nublado com períodos de céu encoberto nos turnos da tarde e noite, com eventos de chuva leve em áreas isoladas. Na terça-feira, tempo instável, deixando o céu com muitas nuvens ao longo do dia e previsão de chuvas leves a moderadas, especialmente na faixa leste do Marajó. Temperatura do ar com máximas entre 31°C e 33°C, e mínima de 24°C, no município de Breves.

Sudeste e Sul – A região Sudeste do Pará terá um fim de semana (26 e 27) marcado pela variação de céu parcialmente nublado a encoberto com eventos de chuva em áreas isoladas, principalmente na porção que vai de Marabá até Paragominas, enquanto os municípios mais ao sul evidenciam céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuva isolada entre os períodos da tarde e noite. Temperatura do ar com máximas de 32°C a 33°C e mínima de 23°C, em Marabá, mostra o boletim da Gerência de Monitoramento de Tempo, Clima e Eventos Extremos Hidrometeorológicos (Getem).

Para segunda e terça-feira (28/02 e 01/03), a tendência é de predominância de céu nublado com chuvas leves a moderadas na segunda-feira, enquanto na terça-feira o dia ficará mais instável na porção centro e norte da região, exibindo céu com muitas nuvens e condições de chuva a qualquer momento do dia. A temperatura do ar terá máxima de 34°C e mínima de 22°C no município de Conceição do Araguaia, na região Sul.

Oeste – No Sudoeste, o fim de semana será marcado por tempo instável e céu com muitas nuvens ao longo do dia. Eventos de chuvas fracas a moderadas devem ocorrer de forma isolada. Sábado, com predominância de céu nublado a encoberto com eventos de chuva isolada a qualquer hora do dia, nas áreas centro e norte da região, enquanto nas demais áreas haverá céu nublado com chuva leve entre o período da tarde e noite.

No domingo, predominância será de céu nublado ao longo do dia e condições favoráveis à ocorrência de chuva leve em áreas isoladas da região. A temperatura do ar terá máximas de 33ºC e 32°C e mínima de 24°C em Itaituba. Na segunda e terça-feira (28/02 e 01/03) a tendência é para céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada, e temperatura do ar com máximas de 33°C e 31°C e mínima de 23°C, em Altamira.

No Baixo Amazonas e Calha Norte, na região Oeste, o período de Carnaval terá tendência de tempo parcialmente nublado a nublado, com chuva isolada entre o fim da tarde e noite. No sábado (26), o céu terá nebulosidade variável ao longo do dia e previsão de chuva leve em áreas isoladas entre o fim da tarde e noite.

Para o domingo (27), previsão de manhã com sol entre poucas nuvens, passando para parcialmente nublado a nublado no decorrer da tarde e noite, e chuvas previstas em áreas isoladas à noite, com temperatura do ar registrando máximas de 33°C e 32°C e mínima de 25°C, em Santarém.

A segunda-feira (24) amanhecerá com tempo aberto e tendência de aumento da nebulosidade ao longo do dia, e previsão de chuva em áreas isoladas entre os períodos vespertino e noturno. Na terça-feira (1º), o tempo deve variar entre céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas no período da tarde no Baixo Amazonas. A temperatura do ar terá máximas de 31°C e 33°C e mínima de 25°C, em Óbidos.Por Aline Saavedra (SEMAS)

Comments (0)
Add Comment