A CPI da Covid investiga se Danilo Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos, viajou para Las Vegas acompanhando uma comitiva de senadores.
Proposta pelos senadores Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Irajá (PSD-TO), a missão oficial esteve nos Estados Unidos entre 18 e 24 de janeiro do ano passado.
Em requerimento, o senador Flávio Bolsonaro informou que a comitiva tinha o objetivo “de acompanhar a comitiva do Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur em reuniões institucionais com o Carnival Group e a Royal Caribbean International, em Miami, e com o Presidente e CEO do Las Vegas Sand Corporation, Sheldon Adelson, em Las Vegas”.
“Será uma ocasião importante para a promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, que dentre outros temas, abordará questões atinentes à atração de cruzeiros marítimos para a costa brasileira, bem como investimentos para a instalação de novos resorts em nosso País”, afirmou o senador.
A viagem entrou no radar da CPI nesta quinta-feira (23), durante o depoimento de Trento à comissão. Ao ser questionado por senadores, o diretor confirmou que já esteve em Las Vegas.
Ele, no entanto, disse que iria permanecer em silêncio, ao ser perguntado sobre a data da viagem, quem o acompanhava e qual assunto seria tratado nos Estados Unidos.
Trento também foi questionado se a viagem teve a presença de algum senador ou parlamentar. Ele, novamente, adotou o silêncio.
O empresário obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo.
De acordo com o sistema do Senado, a Casa gastou R$ 12,5 mil com as diárias de Flávio Bolsonaro e R$ 14,4 mil com as de Irajá. Trento afirmou que foi aos Estados Unidos num voo comercial.
“A minha avaliação e as informações que eu tenho são de que o senhor Danilo Trento foi tratar de um assunto em que tem muita gente interessada nesse governo, que é trazer a jogatina americana aqui para o Brasil. Trazer cassino, trazer essa jogatina toda aqui para o Brasil, porque é uma forma boa de fazer lavagem de dinheiro, de sonegar imposto e de dar espaço para o crime organizado”, afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE).
Costa também questionou se Trento viajou para outros lugares e passou o Ano Novo com algum senador. Mais uma vez, o diretor recorreu ao direito ao silêncio.
Em uma das poucas respostas, o diretor limitou-se a negar que a ida a Las Vegas “ou com políticos” tinha relação com o projeto de lei que libera os resorts integrados no Brasil.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o silêncio de Trento leva à dedução “de que a viagem teve indícios de crime ou foi criminosa”.
Relação com senadores
Antes de fazer os questionamentos sobre a viagem a Las Vegas, o senador Humberto Costa (PT-PE) perguntou se Trento tem “muitos amigos parlamentares”. Ele respondeu que não.
“O senhor frequenta muito aqui, não frequenta? Lembre-se de que, a qualquer momento, nós podemos pedir a relação das entradas, para onde foi e quem autorizou a sua entrada no Senado Federal. Diga a verdade. O senhor vem muito aqui?”, insistiu Costa.