Profissionais de saúde dos Canaã dos Carajás recebem capacitação sobre Saúde do Trabalhador

O Cerest Estadual é vinculado Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e tem como coordenador Eimar Neri de Oliveira Júnior, que esteve presente na abertura do evento na última segunda-feira, e tem acompanhado de perto a capacitação.

O evento também conta com a participação de técnicos do Cerest Regional Itacaiúnas-Tocantins e tem o objetivo qualificar os profissionais de saúde em temáticas relacionadas à Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora desenvolvida no Pará.

A assistente social Nelceli Melo informou que a demanda por essa capacitação foi do próprio município de Canaã dos Carajás, que faz parte da área de abrangência do Cerest Regional Itacaiúnas-Tocantins, durante a visita técnica que a equipe do Cerest Estadual realizou aos municípios daquela região, que tem sede em Marabá.

Na reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás foi solicitada a implantação de uma Instância Técnica em Saúde do Trabalhador, principalmente por conta da complexidade produtiva existente no município como a mineração e a pecuária, que são as grandes geradoras de emprego; e a implantação de um serviço para atendimento aos servidores da Prefeitura Municipal de Saúde em função dos adoecimentos relacionados à Covid-19. “No entanto, considerando que o município não tem perfil para implantação de Cerest, a equipe do Cerest Estadual sugeriu a implantação de um Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) e propôs a capacitação que está acontecendo nesta semana”, explicou.

Além de abordar sobre os aspectos mais importantes das Instâncias Técnicas em Gestão da Política de Saúde do Trabalhador no Estado do Pará, o conteúdo programático também está atualizando os participantes sobre os principais agravos que afetam a saúde do trabalhador no estado.

Por isso, além dos técnicos do Cerest Estadual, também estão como palestrantes técnicos e gestores pertencentes ao quadro do Cerest Regional Itacaiúnas-Tocantins, Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Zoonoses; Coordenação de Vigilância Ambiental (Visamb) e Divisão de Vigilância Epidemiológica; e Coordenação de Políticas de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

Segundo Nelceli Melo, esse é um Projeto Piloto que está sendo inaugurado pela Sespa no sentido de ofertar aos Cerests Regionais, aos Centros Regionais de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde da área de abrangência do Cerest Estadual momentos de Educação Permanente na área de Saúde do Trabalhador.  “Inclusive, estamos incentivando os Cesrests Regionais a realizarem atividades de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para os municípios da sua área de abrangência, visando com isso, o aprimorando das atividades das Referências Técnicas Municipais das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (Visats)”, ressaltou a assistente social.

“Um dos ensinamentos da Covid-19 foi que todos os trabalhadores homens e mulheres, independentemente de sua localização, de sua forma de inserção no mercado de trabalho ou de seu vínculo empregatício foram afetados, é que mais do que nunca, a Política de Saúde do Trabalhador precisa se consolidar no estado do Pará para dar conta das demandas impostas pela realidade”, concluiu.Por Roberta Vilanova (SESPA)

Comments (0)
Add Comment