Cerca de 200 ciclistas de Parauapebas participaram do passeio promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), neste domingo, 6. Com a Floresta Nacional de Carajás fechada para eventos, devido à pandemia da Covid-19, o percurso neste ano precisou ser mudado.
O ponto de partida foi o Lago Nova Carajás, de onde os ciclistas seguiram pela PA-275 até a portaria da floresta, acompanhados de perto por agentes da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e ainda pelo Samu. Mas a manhã de domingo, além de ensolarada, estava bem tranquila.
Na portaria, uma breve parada. Não exatamente para se ganhar novo fôlego, mas para reverenciar a grande área de conservação ambiental, de 411,9 mil hectares, motivo de orgulho para o município e onde tradicionalmente o passeio era realizado.
Como forma de reverência, os ciclistas levantaram a parte dianteira de suas bicicletas e saudaram a floresta. De lá, o grupo seguiu para a Praça da Bíblia, que está bonita de se ver após a reforma pela prefeitura.
Eram 8h45 quando os primeiros ciclistas foram surgindo após enfrentar uma íngreme subida, mas um saboroso café da manhã aguardava por eles, que encerraram o passeio com a plantação de mudas de árvores. Não sem antes aproveitar a bela paisagem para muitas fotografias.
Antes disso, o grupo foi recebido pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Sávio Santiago, e de Turismo, Rodrigo Mota; o adjunto da Semma, Thiago Mota; o vereador Zé do Bode (MDB); pela presidente da União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), Márcia Oliveira; e por Risonete Mota, a Riso, também da UCP e responsável por coordenar o passeio.
Aliados ambientais
“Nós queremos que as pessoas descubram, através da bicicleta, o prazer de conservar o meio ambiente, e a pessoa mesmo melhorar a sua qualidade de vida porque não tem coisa melhor do que você acordar cedo e pedalar e você conservar, você evitar esse gás carbônico que está prejudicando demais a natureza”, defendeu Risonete Mota.
Para os secretários Sávio Santiago e Rodrigo Mota, de fato os ciclistas são parceiros importantes para disseminar a importância de cuidar do meio ambiente, a partir de exemplos que dão com o próprio comportamento. E com os investimentos feitos no turismo, pela prefeitura, os ciclistas poderão ser grandes aliados na divulgação do ecoturismo e turismo de aventura. “Vocês são muito importantes nesse processo”, garantiu Mota.
A Câmara Municipal de Parauapebas também tem acompanhado as ações dos ciclistas, afirmou Zé do Bode, que adiantou: neste ano, o Legislativo vai introduzir no calendário da Casa várias programações para os ciclistas.
Observação de aves, curso e palestra
Nesta segunda-feira, 7, a programação da Semana do Meio Ambiente prossegue durante todo o dia. Acompanhe:
- Atividade: Oficina de observação de aves (Cooperture-Carajás)
Local: Praça da Bíblia – Parque Natural Municipal Morro dos Ventos
Horário: 7 às 12h
- Atividade: Minicurso virtual sobre Sistemas agroflorestais
Instrutora: Sinara Albuquerque – Engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).
Inscrições: https://forms.gle/YaD5nYpSXdK7rhbL6
Horário: 15 às 18h
- Atividade: Circuito de Palestras
Tema: Atividades humanas sobre a conservação da biodiversidade em Carajás.
Palestrante: Luciano Anjos Biólogo, doutor em Ciências Ambientais. Professor da Universidade Federal Rural Amazônia (Ufra)/Campus de Parauapebas.
Horário: 19hTexto: Hanny AmorasFotos: Renato Resende e Kelson Araújo/AscomAssessoria de Comunicação – Ascom/PMP