O decreto estadual, que determina medidas de restrição de circulação, foi prorrogado por mais sete dias em cinco cidades da região metropolitana de Belém. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) na noite desta sexta (19).
As medidas foram justificadas pelo classificação de alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, além do tempo de resposta do sistema de saúde.
As taxas de isolamento social registrados também foram fator considerado, segundo o governador. Os índices ficaram entre 50%, quando o recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 70%.
“Nesse momento em que se abrem leitos, e eles de forma muito rápida já são ocupados, isso nos mostra que está elevado o nível de contágio e é necessário garantir atendimentos, seguindo com as medidas restritivas”, anunciou.
A medida vale para os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara e encerraria na próxima segunda (22), sendo prorrogada por mais uma semana.
- Boletim: Pará tem mais 2.627 casos de Covid-19 e 60 mortes
- Estado compra 3 milhões de doses da vacina Sputnik V
Restrições
Com a mudança da classificação de vermelho para preto, nas cinco cidades só irão funcionar atividades essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres. Somente um membro da família deve fazer as compras e ser atendido por vez nos serviços essenciais.
O decreto também deve fechar os limites dos municípios, exceto para transportes de abastecimento de produtos e trânsito de profissionais essenciais, segundo o governador.