Encontro com famílias do CER II apresenta nova modalidade de atendimento
A segunda-feira (13) começa com muito trabalho no Centro Especializado em Reabilitação (CER II). Um encontro com os pais e responsáveis das crianças atendidas foi realizado para apresentar as novas diretrizes e modalidades de atendimento que serão adotadas a partir da nova gestão. O evento contou com a presença de usuários e familiares que acompanham o trabalho desenvolvido pelo CER II.
O Centro de Especializado em Reabilitação funciona nas dependências da Policlínica Municipal, realiza atendimentos especializados a crianças com deficiência, promovendo a reabilitação e o desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas dos pequenos. Atualmente, o centro atende, em média, cerca de 250 crianças por mês, oferecendo acompanhamento em diversas áreas.
Com a mudança na gestão, o CER II passará a adotar uma nova modalidade de atendimento: a abordagem compartilhada. Nesse formato, a equipe multiprofissional, composta por fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, atuará integradamente, considerando as necessidades específicas de cada criança. O objetivo é proporcionar um atendimento mais completo e eficiente, com uma visão ampla do desenvolvimento de cada paciente.
Para Thaís Cardoso, diretora da Atenção Especializada, é importante o suporte das equipes, para o acolhimento vir proporcionar tranquilidade às famílias que passam por esses desafios.
“Quando a mãe se depara com este diagnóstico, para ela é um novo desafio. Então, ter o suporte da equipe técnica, receber o acolhimento das equipes é uma esperança, é uma fase onde ela encontra apoio. Então, o CER II torna a vida das famílias mais leve e com um olhar diferenciado para o futuro,” destaca Cardoso.
O novo modelo visa não apenas a melhora da saúde física, mas também o aprimoramento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos pacientes, com foco em um tratamento mais personalizado e eficaz.
“As pessoas estavam muito acostumadas ao atendimento individual, e agora a criança vai passar por vários profissionais ao mesmo tempo, com olhar diferenciado, conjunto com uma conexão entre os profissionais. Esse primeiro encontro com as famílias é importante para sanar todas as dúvidas e ficarem atentos no que vai acontecer”, declara Leila Veloso, gerente do CER II.
A Prefeitura de Parauapebas segue se empenhando em oferecer um atendimento de qualidade e, com essa nova abordagem, espera-se avançar ainda mais no cuidado das pessoas atendidas.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP-2025