Lula diz que economia ‘não cresceu nada’ e defende investimento

56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (2) que é preciso fazer investimentos para fazer a economia brasileira crescer.

Lula comentou a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entretanto, foi registrada uma desaceleração gradual no segundo semestre.

“Tem que vir uma política de crescimento econômico, de geração de empregos e de transferência de renda através do salário que é o que importa para o trabalhador”, afirmou Lula.

O presidente discursou durante cerimônia de relançamento do Bolsa Família, no Palácio do Planalto.

“A economia brasileira não cresceu nada, nada o ano passado. Então, o desafio que nós temos agora é fazer a economia voltar a crescer. E nós temos que fazer investimento. Não permitir que nenhuma obra continue paralisada neste país”, afirmou.

Petrobras

O presidente também comentou sobre a distribuição de dividendos da Petrobras. Segundo o blog da Andréia Sadi, Lula e ministros têm pressionado por mudanças na distribuição, que no Planalto é classificada como “predatória” e atribuída ao ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

“A Petrobras, ao invés de investir, ela resolveu agraciar os acionistas minoritários com R$ 215 bilhões. Teve um lucro de R$ 195 bilhões. E quanto foi o investimento da Petrobras? Quase nada. Porque a Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento do nosso país, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que nós descobrimos o pré-sal”, disse Lula.

Lula defendeu que “as empresas brasileiras, os bancos brasileiros, têm que pensar primeiro nesse país, para depois pensar nos seus lucros ou pensar nos seus acionistas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.