Sespa acompanha funcionamento do setor de hemodinâmica no Regional de Marabá
Em funcionamento desde junho de 2022, o setor de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), localizado em Marabá, região sudeste do estado, já contabiliza 677 exames realizados na unidade.
Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), liderada pelo secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz, juntamente com o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, visitou o setor de hemodinâmica na última segunda-feira (23), que recebeu um investimento de cerca R$ 7 milhões por meio da Secretaria.
Foto: DivulgaçãoDo total de 677 procedimentos minimante invasivos, 601 são de cardiologia e 76 da área de neuroradiologia. Foram 433 procedimentos de cateterismo cardíaco, 168 de angioplastia coronariana. Já na área de neuroradiologia intervencionista foram 65 de arteriografia cerebral, nove de embolização de aneurisma cerebral e duas embolizações de fístula arteriovenosa (MAV).
O secretário adjunto de Políticas Públicas de Saúde ressalta que o objetivo da presença do setor hemodinâmico em Marabá é descentralizar os serviços na parte cardiológica e neurológica, nos procedimentos feitos dentro das artérias e veias.
Foto: Divulgação“Pacientes com infartos ou com aneurisma, que precisam de procedimentos que são extremamente complexos, nesta gestão do governador Helder Barbalho, estamos conseguindo fazer esses procedimentos aqui no Hospital Regional de Marabá e temos um excelente resultado para comemorar, pois temos mais de 670 procedimentos realizados nesses últimos seis meses, então, nos orgulha participar dessa implantação. O governador segue trabalhando. Temos certeza de que ainda este ano teremos muito mais entregas dentro do setor de saúde, como a Oncologia e Policlínica”, destaca Sipriano Ferraz.
Atendimentos – José Donizeti de Souza, 65 anos, mora em Marabá e foi submetido, na segunda-feira (23), ao exame de alta complexidade de angioplastia. Já em casa, o aposentado elogiou o novo serviço da unidade, que já salvou centenas de vidas na região.
Foto: Marco Santos / Ag.Pará”Esse é o segundo procedimento que realizo aqui no setor de hemodinâmica. Em dezembro do ano passado já tinha realizado um cateterismo, que correu tudo bem graças a Deus. Este atendimento é muito moderno; realizei a angioplastia e no dia seguinte já estava em casa. Quero parabenizar ao Governo do Estado por oferecer para a nossa população do interior este trabalho de excelência”, explicou.
Texto: Emilly Coelho e Ederson Oliveira