Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África a partir de segunda, diz Casa Civil
O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29), informou nesta sexta (26) o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
A informação foi divulgada em uma rede social, e a portaria deve ser publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” neste sábado (27). A decisão é motivada pela descoberta de uma nova “variante de preocupação” do coronavírus, chamada de ômicron
A restrição valerá para passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
- B.1.1.529: veja países que já restringiram voos devido à nova variante do coronavírus
- O que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul
- OMS diz que precisa de várias semanas para compreender melhor nova variante do coronavírus
De acordo com Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.
“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse Nogueira em rede social.
Questionada, a Anvisa informou que só vai se manifestar após a publicação das regras no “Diário Oficial”.
A lista de países incluídos no bloqueio é similar à divulgada pelo governo dos Estados Unidos na tarde desta sexta. A administração do presidente Joe Biden, no entanto, incluiu também os passageiros oriundos de Moçambique e do Malawi.