19ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades reúne representantes de todas as regiões do Estado

15

Começou nesta quarta-feira (24), a 19ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades do Pará (Concidades/Pa). O evento, realizado no auditório da Imprensa Oficial do Pará (IOEPA), reuniu conselheiros representantes de municípios de todas as regiões de integração do Estado para expor as necessidades da população e discutir diretrizes voltadas ao desenvolvimento das cidades, com ênfase na participação social e integração das políticas públicas nas áreas da habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e regularização fundiária. 

A programação da 19ª Reunião Ordinária marca a retomada dos encontros presenciais dos conselheiros. Por conta da pandemia de Covid -19, os últimos encontros vinham sendo em formato virtual. Para Sebastião Sales, representante do município de Redenção, na Região do Araguaia, a retomada dos encontros presenciais é importante. “Há dois anos o Conselho não se reunia e essa retomada é importante, principalmente para nós que somos de regiões mais afastadas da capital, para que possamos apresentar as demandas dos municípios. É um retorno muito importante.” destacou. 

Ivone MelgaçoFoto: Elias Dias / DivulgaçãoIvone Melgaço é conselheira e representante do município de Óbidos, na região do Baixo Amazonas. Ela destacou a importância da programação para os municípios do interior do Estado. “Ela nos permite trazer informações sobre as necessidades da nossa região. É uma discussão participativa, onde podemos mostrar as nossas necessidades e demandas para o Estado”, afirmou a conselheira. 

Além de discussões sobre políticas públicas para os municípios paraenses, a reunião permite que o conselho possa iniciar os trabalhos de mobilização e articulação para a realização da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Pará, que será realizada em 2022 e terá como tema “Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis”. Durante a programação desta quarta-feira (24), o engenheiro civil Ruy Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e presidente do Concidades, assinou portaria de criação da Comissão Organizadora Estadual, que vai trabalhar na organização da 7ª conferência, com o objetivo de envolver prefeituras e cidadãos de todos os 144 municípios paraenses. 

Durante o ato de assinatura, o secretário falou sobre a importância do evento. “É extremamente importante que o conselho se reúna para discutir de forma democrática as intenções e anseios das comunidades que cada um representa. Eleger as prioridades e necessidades da população. Hoje é um momento de retorno, estamos planejando também a 7ª Conferência Estadual. O Pará é um Estado de dimensões continentais que precisa de representatividade. Essas pessoas que estão aqui vão colaborar com o Governo no atendimento às necessidades da população.” destacou o gestor. 

Foto: Elias Dias / DivulgaçãoServiço: A programação da 19ª Reunião Ordinária do Concidades acontece até a próxima sexta-feira (26), em Belém. Mais informações sobre a programação, no site da Sedop.Por Matheus Rocha (SEDOP)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.