Alunos da rede estadual se apresentam na abertura do Seminário Estadual Centenário Paulo Freire

328

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) marcou presença, nesta quarta-feira (17), na abertura do Seminário Estadual Centenário Paulo Freire. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e a programação segue até amanhã (18), no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas), em Belém.

Mesas redondas, atividades culturais, rodas de diálogos, exposição e comercialização de artesanatos, livros e produtos naturais, são algumas das ações realizadas no simpósio. Um estande da Seduc foi montado no local e várias coordenações vinculadas à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), vão expor suas principais práticas e ações pedagógicas, tendo como referência a metodologia freireana. 

Cerca de 150 alunos da rede pública estadual, mais especificamente das escolas Brigadeiro Fontenelle e Ruy Paranatinga Barata, ambas situadas na capital paraense, foram destaque durante a abertura cultural do seminário. Segundo a responsável pela Coordenação de Ensino Fundamental (Ceinf), Celeste Farias, as homenagens alusivas ao centenário de Paulo Freire, promovidas pela Alepa e um conjunto de outras instituições, são de extrema importância para toda a sociedade.

“Temos promovido diversas ações educacionais em suas escolas, sejam eles projetos e programas que propõem a trabalhar os princípios freireanos. Dessa forma, que nós possamos reafirmar enquanto rede estadual de ensino, a necessidade de mobilizarmos as nossas unidades e toda a comunidade escolar, em torno do belíssimo trabalho pedagógico desenvolvido nesses espaços de aprendizagem”, pontuou a dirigente. 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que “celebrar o centenário de Paulo Freire é muito importante neste momento em que o país passa por tantas dificuldades pós-pandemia e, também, devido ao processo educacional ter sido prejudicado pela falta de aula presencial. Paulo Freire nos ensina o valor, o poder transformador e libertador da educação e, sem dúvidas nenhuma, isso deve ser um norte para nós que trabalhamos com a educação”, enfatizou.

A diretora da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, Mariza Magno, ficou bastante emocionada com a apresentação dos seus alunos e destacou a importância do processo de ensino-aprendizagem. “Esta é uma oportunidade ímpar que nós estamos tendo e viemos para somar como esse significativo evento para a educação paraense. Para nós, enquanto gestores e educadores, que estamos no dia a dia da escola, é notável o quanto a prática da leitura e da escrita, tão difundida por Paulo Freire, faz a diferença na vida dos estudantes”, frisou.

Para o  deputado estadual Carlos Bordalo (PT), “nosso objetivo com esse seminário é celebrar a vida e a obra de um grande cidadão deste país, intitulado de patrono da educação e sendo o brasileiro mais premiado no mundo todo. Que tenhamos dois dias de uma construção, visão de solidariedade e compromisso coletivo, para que tenhamos um país mais justo, igualitário, humano e que as pessoas possam ser felizes”, frisou o parlamentar.

LEGADO 

De acordo com a titular da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), Giovana Costa, o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, deixou um legado riquíssimo para a educação em todos os aspectos. “No que se refere à diversidade humana e às temáticas transversais que nós desenvolvemos, dentre elas, a educação ambiental, Paulo Freire dizia: ‘O homem em contato com a natureza, ele se transforma’. Portanto, transforma-se por meio da educação e com certeza não poderíamos deixar de estar participando neste momento tão importante”, ressaltou.

No último dia 19 de setembro, um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial estaria completando 100 anos. Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro, nascido em Recife, capital do estado de Pernambuco, que defendia a importância do diálogo entre professor e aluno, sempre procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo.

Há 24 anos, Paulo Freire partiu e deixou um enorme legado, tendo influenciado fortemente o movimento chamado de pedagogia crítica. Por entender a sua relevância para o desenvolvimento educacional do nosso país, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) homenageia e parabeniza o “Patrono da Educação Brasileira”.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)Por Governo do Pará (SECOM)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.