Prefeitura de Parauapebas realizará audiência pública para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana

23

A Prefeitura de Parauapebas realizará no dia 1º de dezembro uma audiência pública para apresentação e discussão do relatório de diagnóstico do sistema de transporte para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município.

O plano é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Segurança do Cidadão (Semsi), por meio de estudo realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). O edital de convocação para a audiência foi publicado nesta sexta-feira,12, e pode ser conferido aqui.

Para a elaboração do diagnóstico a Fepese realizou um estudo, iniciado em 2020, que contemplou visitas técnicas às cooperativas, pesquisas de campo para a obtenção de dados relacionados ao Sistema de Transporte Público de Parauapebas (STPP), que levou em conta o sistema viário existente, destacando as vias intermunicipais, vias arteriais, vias coletoras, vias locais, além dos trechos ferroviários que cercam o município. O relatório de diagnóstico do estudo pode ser conferido aqui.

A instituição realizou também a pesquisa domiciliar de Origem e Destino, em junho deste ano, etapa que compreendeu a coleta de informações sobre os deslocamentos realizados pela população para estimar os padrões de locomoção e o perfil socioeconômico dos habitantes da cidade. Foi disponibilizado também um formulário online que ajudou a entender como as pessoas pensam a cidade e qual seu posicionamento sobre os modos de transporte disponíveis a elas.  

A audiência pública é um importante instrumento democrático de participação popular para o planejamento, fiscalização e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que assegura à população o seu direito de participação mediante a realização de audiências e consultas públicas. Os temas que serão abordados durante a apresentação e discussão na audiência pública podem ser conferidos aqui.

Um espaço para sugestões online está disponível para coletar contribuições, críticas e informações adicionais para o aprimoramento do projeto do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Parauapebas. Clique no link para enviar sua sugestão até o dia 1º de dezembro.

O evento será realizado dia 1º de dezembro na Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 19h.

Assessoria de Comunicação/PMP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.