Tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos; voos comerciais são cancelados

122

Um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortes nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã. O número de mortos não foi confirmado.

A Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas foram mortas, sem explicar se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. O jornal “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo.

Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares ocorrem no local. “Por favor, não venha para o aeroporto”, disse uma autoridade do aeroporto.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram várias pessoas tentando entrar em aeronaves que estavam prestes a deixar o Afeganistão.

Durante o tumulto, tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os cidadãos americanos a embarcarem, atiraram para o alto.

“A multidão estava fora de controle”, afirmou um oficial à agência de notícias Reuters. “O disparo foi feito apenas para neutralizar o caos.”

Mais de 60 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.