Cetaf beneficia produtores rurais fortalecendo a economia

150

De janeiro a junho deste ano, o Centro realizou 250 atendimentos. Foram distribuídas mais de 24 mil mudas de espécies variadas e cem sacos de adubo. Para o produtor rural Walter Xavier, o apoio é fundamental para obter conhecimento técnico e melhorar a sua produção. 

“Com a assistência é melhor, principalmente com a gente que é produtor familiar, né? Quanto mais apoio melhor! Você aumenta o seu rendimento e a sua colheita quando você tem apoio, e isso é muito importante pra gente”, afirmou o produtor. O trabalho no campo não é fácil, e para manter uma produção de qualidade é preciso ter conhecimento.  

“Eu vim aqui ajeitar a colhedeira do milho. Tem milho para colher na minha propriedade e com a máquina, a gente colhe bem mais rápido. Depois é só ensacar e mandar para comércio”, contou animado o produtor rural Walter Xavier. 

Centenas de produtores contam com a assistência do Cetaf, que fica no km 23, da rodovia PA-160. Para contar com o apoio do Centro, os produtores devem procurar a Secretaria de Produção Rural (Sempror), como explica o coordenador Alan Souza. 

“O produtor rural vai até a Secretaria, conversa com os técnicos e relata o que precisa. Após uma visita técnica, e já com a autorização, eles chegam aqui no Cetaf para adquirir o que solicitaram. Ou seja, insumos, mudas, adubos, apoio de maquinário e demais implementos para fazer as benfeitorias na propriedade”, explica Alan.

O Cetaf está em fase de reestruturação para melhor atender o produtor e suas necessidades. Em paralelo aos novos investimentos, os trabalhos não param.

“Nós trabalhamos algumas linhas de produção animal como ovinos e caprinos. Também trabalhamos a parte de produção vegetal, que é horta alternativa, e o nosso caro chefe, que é a produção de mudas diversas. A grande vantagem para o produtor é que ele vai receber um produto tecnicamente testado e com certeza, se ele seguir as recomendações técnicas, ele vai ter lucro, vai ter rendimento”, relatou Jairo Gustavo Silva, engenheiro agrônomo.

Serviço:

Para solicitar apoio técnico do Cetaf, o produtor deve ir à Sempror. A secretaria fica na rodovia Faruk Salmen, funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h. Os telefones para contato são: 3346 – 8220 ou 3346 – 8221.

Texto: Anne Costa

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.