Fiscais e analistas ambientais participam de curso de “Perícia de Queimadas e Elaboração de Laudos”

207

Órgãos que atuam diretamente na prevenção e combate às queimadas trabalham de forma organizada e cooperativa para evitar grandes transtornos no período de estiagem.  Os avanços são significativos e para fortalecer ainda mais essas medidas, fiscais e analistas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ICMBio, participam do curso de “Perícia de Queimadas e Elaboração de Laudos”.

O treinamento ministrado pelo Tenente Lucas de Sousa Brito, do Corpo de Bombeiros do estado do Mato Grosso, iniciou hoje, 24, e vai até a próxima sexta-feira, 28. “Estamos nos preparando para combater de frente este problema e para dar resposta à sociedade. Estamos firmes em nosso projeto de diminuir os focos de queimadas e nossa cidade”, destacou Sávio Santiago, secretário municipal de Meio Ambiente.

“É muito importante se capacitar na elaboração desses laudos que vão ser subsídios dos processos. A gente sabe que aqui no município as queimadas estão bastante avançadas, em termos de foco de calor e principalmente atendimento no município e na zona rural. Então a gente tem que reduzir esses índices”, conclui Hugo Cardoso, major do Corpo de Bombeiros de Parauapebas.

Legislação e ações articuladas

Aliada à legislação federal e estadual, a lei municipal nº 4.925/ 2020, deu uma importante contribuição para o combate às queimadas em Parauapebas, já que prevê aplicação de multas para proprietários e loteadoras que não mantêm os lotes limpos. Várias ações são intensificadas, desde o início deste ano, com o objetivo de alertar à comunidade. São realizadas blitz educativas, palestras e campanha de sensibilização que acontecem na cidade e na zona rural.

“Nós temos essa nova lei de queimadas que dá respaldo a essas atividades e o curso veio complementar essa nova lei e o plano de combate às queimadas. Este treinamento vai nos dar mais suporte às instaurações aos processos administrativos para que o indivíduo que realizou queimadas possa ser penalizado por isso”, afirmou Júnior Silveira, coord. De Fiscalização da Semma.

Para denunciar queimadas em Parauapebas, a população pode acionar:

– Corpo de Bombeiros: 3356-4010 ou 193.

– Semma: 98188-3067 / 3346-1456.

Texto: Anne Costa

Fotos: Orion Lima

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.