Bolsonaro diz que Brasil tem liberdade ameaçada, mas não explica motivo

286

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado (5.dez.2020) que o país tem a liberdade ameaçada, mas não explicou por quem nem por quê. Ele discursou em Rezende (RJ), em formatura de cadetes da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).O presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto© Sérgio Lima/Poder360 O presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto

Bolsonaro deu a seguinte declaração, dirigindo-se aos formandos:

“O papel do militar… além daquele garantido e definido na nossa Constituição, temos uma preocupação muito maior. Que é a nossa soberania e garantir a nossa liberdade, tão ameaçada nos últimos tempos”.

“O Brasil é 1 só. Nós respeitamos a Constituição e temos a liberdade como nosso bem maior. Isso é mais que um compromisso. É um dever de qualquer soldado para com a sua pátria”, declarou o presidente da República.

Além de Bolsonaro, estavam presentes o vice-presidente, general Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva. Os 3 são egressos da Aman. Também participaram autoridades militares.

Bolsonaro tem o hábito de prestigiar formaturas e outros eventos das Forças Armadas. Seu discurso foi predominantemente voltado aos formandos, sem grandes temas nacionais. Disse, por exemplo: “A emoção que vocês sentem hoje é exatamente igual à minha de há 43 anos”.

Dirigindo-se ao “povo”, também disse: “Podemos até não fazer o que vocês querem, mas jamais faremos o que vocês não querem”. O presidente deve embarcar de volta para Brasília ainda neste sábado, às 13h45.

A turma de 447 cadetes formados escolheu como nome “150 Anos da Campanha da Tríplice Aliança”. A referência é à Guerra do Paraguai, encerrada em 1870. No conflito, Brasil, Argentina e Uruguai esmagaram o país vizinho. Tratou-se da maior guerra que já explodiu na América Latina.

Entre os formandos, 9 são países considerados amigos: 3 de Camarões, 2 de Moçambique, 1 da Guatemala, 1 de Guiné-Bissau, 1 de Senegal e 1 de Uruguai.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.