Governo do Pará usa drone para auxiliar na proteção de veranistas em Salinas

213

Pela primeira vez, agentes de segurança pública do Estado vão utilizar uma aeronave remotamente pilotável para monitorar o movimento na praia do Atalaia, na cidade de Salinópolis, no nordeste paraense. Com o drone, policiais militares observam com mais exatidão e dinâmica o que ocorre na faixa de areia e também dentro do mar. O uso do equipamento é uma das atividades realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na Operação Verão Mais Seguro: saúde, segurança e responsabilidade. A atuação policial via ocorrer em 40 localidades, com um reforço de mais de 3.500 agentes, até o dia 2 de agosto.

O drone utilizado na Operação Verão faz sobrevoo em toda a praia, no lago conhecido popularmente como ‘Coca-Cola’, dunas e vias de acesso do coqueiral. O uso do instrumento colabora, ainda, com o Corpo de Bombeiros, que observa as pessoas na água, evitando que os banhistas se afastem da margem de segurança.

Foto: Segup / Ascom”Essa é mais uma novidade que a Segup traz, unindo tecnologia e inovação para reforçar a segurança dos frequentadores das praias. Com o drone, é possível agir preventivamente em uma situação que ocorra a necessidade de atuação. O operador aciona de imediato o salva-vidas ou o policial militar, para que o atendimento seja feito de maneira célere e com mais eficácia”, explicou o secretário adjunto de Operações da Segup, em exercício, coronel Alexandre Mascarenhas.

O monitoramento é feito diariamente em toda a extensão da praia do Atalaia, atingindo uma distância de até 2,5 quilômetros.

Além do drone, há em Salinas 29 câmeras de monitoramento fixas, com estabilizador de imagens e longo alcance, possibilitando imagens de qualidade. As câmeras reforçam o serviço de atendimento de urgência e emergência do Centro Integrado de Operações (Ciop), que conta com equipe formada por coordenadores, agentes de monitoramento de câmeras eletrônicas, atendentes, despachantes e motoristas policiais. O reforço contempla os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190, despacho de ocorrências por meio do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.